Blog da SSCA

Legalização de e-commerce: Regularize seu negócio online!

Legalização de e-commerce: Regularize seu negócio online!

A legalização de e-commerce é uma tendência que está crescendo nos últimos anos e que foi potencializada pelos efeitos causados pela pandemia.

Atualmente, grande parte dos brasileiros ainda prefere comprar pela Internet, por isso ter um e-commerce regularizado é essencial para a prosperidade do seu negócio online.

Neste artigo, abordaremos como a importância da legalização do e-commerce e como fazer para regularizar o seu negócio online. Acompanhe a leitura!

O que é um e-commerce?

O e-commerce é conhecido como comércio virtual, por meio do qual o empreendedor comercializa seus produtos usando plataformas digitais como o Mercado Livre, por exemplo.

Outra forma bastante comum são as lojas virtuais, que mantém um site na Internet apenas para ter a chamada “presença digital” e ser encontrada nas buscas do Google, mas não necessariamente comercializam produtos virtualmente, e, por isso são consideradas um negócio online.

Em geral, as empresas que possuem loja física já estão legalizadas e formalizadas, não sendo necessário outro tipo de legalização para vender pela internet.

Há ainda os e-commerces que comercializam seus produtos numa plataforma própria, como um site especializado e utilizam também perfis nas redes sociais para direcionar os potenciais clientes (Leads) para a sua página de vendas na Internet.

Legalização de e-commerce: Regularize seu negócio online!

Qual a importância da legalização do e-commerce?

A legalização do e-commerce é necessária em qualquer das hipóteses elencadas acima, e o objetivo principal é ampliar a capacidade de faturamento do negócio.

Confira agora os benefícios de regularizar seu negócio online:

  • Maximiza a possibilidade de faturamento pois muitas plataformas exigem a emissão de nota fiscal e limitam a atuação de vendedores pessoa física: A legalização do seu e-commerce envolve a criação de um CNPJ, permitindo que você explore melhor o seu potencial de geração de receita e alcance mais clientes nas plataformas de vendas online.
  • Confiabilidade perante o cliente: O negócio legalizado gera credibilidade e evita que o potencial cliente acredite que poderá sofrer um golpe, como é muito comum na Internet, pois os marketplaces oferecem garantias para o consumidor quando o negócio é legalizado, incentivando a compra;
  • Permite a contratação de colaboradores: Para contratar empregados com carteira assinada, é preciso possuir um CNPJ, ou seja, é necessário legalizar seu e-commerce;
  • Evita problemas trabalhistas;
  • Protege o patrimônio pessoal dos sócios caso a natureza jurídica escolhida seja LTDA., a qual limita a responsabilidade dos sócios ao valor do capital social;
  • Possibilita a comprovação dos rendimentos e sua demonstração para a Receita Federal, pois a renda será regular;

Desta forma, a legalização do seu e-commerce é fundamental para a prosperidade dos negócios, tanto em termos de faturamento quanto em marketing.

Além disso, o Imposto de Renda pode ser reduzido tendo em vista que o pró-labore é um rendimento tributável e a distribuição de lucros não é tributada na fonte.

Conclusão

Todo empreendedor precisa de investimento e apoio para fazer o seu negócio decolar, e isso funciona ainda melhor quando você pode manter o foco na atividade-fim do seu negócio e terceirizar as atividades-meio.

Se você é empreendedor e precisa de ajuda para gestão contábil, tributária, trabalhista e dos Recursos Humanos da sua empresa, conte com uma Consultoria líder de mercado como a SSCA para te ajudar!

Mantenha o foco no seu core business e alavanque o seu negócio, maximizando os resultados financeiros com o auxílio de uma equipe altamente especializada.

Gostou de saber mais sobre como regularizar o seu e-commerce? Se você ficou com alguma dúvida e tem interesse em saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!

Compartilhe em suas redes sociais:

Gostou do nosso Conteúdo?

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

Gostou do nosso Conteúdo?

Cadastre-se para receber nossa Newsletter