Blog da SSCA

A Importância do Planejamento Tributário para o Agronegócio

Planejamento Tributário para o Agronegócio - Blog da SSCA

O planejamento tributário é uma ferramenta indispensável para todo o empreendedor, e com o planejamento tributário para o agronegócio, não poderia ser diferente.

Isso porque o planejamento tributário para o agronegócio é o caminho para a identificação de oportunidades e incentivos fiscais, reduzindo assim, os custos do empreendimento.

Com ele é possível recuperar créditos fiscais, bem como usufruir dos benefícios tributários da elisão fiscal, dentre outras opções.

Você sabe como fazer o planejamento tributário para o agronegócio? Neste artigo, você encontrará informações completas sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

Entenda a importância de fazer o planejamento tributário para o agronegócio

A redução de carga fiscal através de isenções, alíquotas zero, incentivos fiscais, créditos ou renegociação de tributos, depende de um bom planejamento tributário.

O planejamento tributário para o agronegócio oferece diversos benefícios ao empreendedor, pois analisa todos os procedimentos fiscais, livros contábeis, regime de tributação, tipo societário e demais documentos relevantes do negócio.

Essa análise tem como objetivo desenvolver estratégias tributárias com foco na gestão do risco fiscal, e, assim, identificar oportunidades e incentivos fiscais.

A grande vantagem do planejamento tributário é a redução da carga tributária de maneira totalmente legal, sem fraude ou sonegação fiscal, evitando multas e outras penalidades para o empreendimento.

Peculiaridades da Tributação do Agronegócio

A substituição tributária do ICMS é comum em atividades urbanas, mas no agronegócio, há uma diferença importante: o ICMS geralmente incide com substituição tributária para trás e não para frente, como de costume.

Outro ponto divergente, é o chamado FUNRURAL, que é um impostos específico do agronegócio, incidente sobre o faturamento do produtor.

Vale ressaltar que apenas o produtor arrendatário ficará sujeito a esses dois tributos, tendo em vista que o rendimento do arrendador não é considerado como fruto de atividade rural, e não há venda de produtos rurais.

Além disso, ao invés de pagar IPTU, como ocorre na área urbana, o empreendedor do agronegócio deve recolher o Imposto Territorial Rural (ITR).

O Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) normas próprias destinadas às atividades rurais.

A Importância do Planejamento Tributário para o Agronegócio

Assim, os rendimentos do empreendedor do agronegócio são apurados separadamente considerando o resultado da atividade rural.

Além disso, rendimentos ficam sujeitos ao regime do lucro real, no qual é autorizada a dedução dos custos operacionais, ou lucro presumido, tendo como base de cálculo o valor de 20% do resultado da produção, conforme cada caso.

Vale frisar ainda que para o arrendamento de terra ou parceria na produção, há incidências tributárias diversas.

Para o arrendatário, o valor pago ao arrendador poderá ser deduzido da base de cálculo do imposto de renda, pois se trata de despesa necessária à manutenção da atividade rural.

Uma parte importante do planejamento tributário do agronegócio, é a melhor escolha dentre as modalidades contratuais existentes como o arrendamento rural, a parceria rural e a integração.

Frise-se que empreendedor do agronegócio pode escolher a modalidade que ofereça a menor carga tributária.

Conclusão

O planejamento tributário para o agronegócio é uma medida necessária para desenvolver estratégias tributárias e identificar oportunidades e incentivos fiscais.

O momento atual é favorável para as empresas do agronegócio, no entanto, é necessário contar com ajuda profissional para realizar o planejamento tributário.

A SSCA é uma consultoria líder de mercado que conta com equipe multidisciplinar para oferecer soluções estratégias e integradas para o agronegócio.

Se você ficou com alguma dúvida e tem interesse em saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!

Se você ficou com alguma dúvida ou tem interesse em saber mais sobre este assunto, entre em contato conosco pelo formulário abaixo. Teremos prazer em te atender!






    Compartilhe em suas redes sociais: