Blog da SSCA

O que é Employee Advocacy e como aplicar na sua empresa

O que É Employee Advocacy e como aplicar na sua empresa

Já pensou em transformar seus colaboradores nos maiores defensores da marca da sua empresa? É pensando nisso que surgiu o conceito de Employee Advocacy!  

Essa estratégia tem se mostrado eficiente para aumentar o reconhecimento da marca e incentivar os colaboradores a desenvolver habilidades ligadas à liderança e inovação.

Isso porque, em muitos casos, os colaboradores são considerados como os melhores defensores da marca, o que faz deles verdadeiros influenciadores.

Assim, a adoção do Employee Advocacy na organização pode ajudar muito na obtenção de melhores resultados de negócios.

O que é Employee Advocacy?

O Employee Advocacy é uma estratégia de Marketing corporativo que envolve os colaboradores e conta com sua admiração pela marca para atrair mais pessoas.

Os compartilhamentos feitos pelos colaboradores por meio dos canais digitais da empresa, ou mesmo pelas redes sociais e outros canais digitais pessoais geram mais engajamento.

Em outras palavras, os colaboradores passam a atuar como embaixadores da marca ou influenciadores, ajudando a na promoção dos produtos, serviços e da cultura organizacional.

Basicamente, os colaboradores passam a compartilhar conteúdo relacionado à empresa, como notícias e atualizações de produtos, contribuindo para o reconhecimento de marca.

O que é Employee Advocacy e como aplicar na sua empresa

Quais os benefícios do Employee Advocacy?

São diversos os benefícios que a empresa pode usufruir ao adotar a estratégia do Employee Advocacy, confira alguns deles:

  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Aumentar o engajamento nas redes sociais;
  • Atrair leads qualificados;
  • Ganhar autoridade e confiança;
  • Atrair melhores talentos;
  • Reduzir custos;
  • Aumentar o faturamento;
  • Ajudar o colaborador a investir na sua marca pessoal e no seu desenvolvimento profissional;

O Employee Advocacy tem se mostrado uma estratégia bem-sucedida em negócios como Starbucks, Google, Adobe dentre outros players do mercado, e funciona muito bem com colaboradores das gerações Z e Millennials.

Como implementar o Employee Advocacy na sua empresa?

Para implementar a estratégia de Employee Advocacy na sua empresa, será necessário seguir alguns passos:

  1. Escolha os colaboradores que serão os embaixadores da marca da sua empresa;
  2. Defina metas e indicadores mensuráveis a serem alcançados e qual será a missão desses colaboradores e ainda, qual o canal a ser utilizado, redes sociais, site, aplicativos de mensagens, de vídeos etc.;
  3. Planeje a estratégia de conteúdo, ou seja, defina que tipo de conteúdo e como será compartilhado;
  4. Invista em treinamento para capacitar os colaboradores a construir sua marca pessoal nas redes sociais, ensinando-os sobre como postar e se posicionar de maneira a gerar autoridade e credibilidade;
  5. Solicite feedbacks aos seus colaboradores para dar-lhes a oportunidade de expressar suas impressões sobre a estratégia ou parte dela;

Tenha em mente que se os colaboradores têm orgulho da empresa, eles podem ajudar a divulgar a sua marca por meio dos seus próprios posts, por isso, uma opção é incentivar esse tipo de ação espontânea.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Employee Advocacy, se você é empreendedor, saiba que se precisar de ajuda para gestão contábil, tributária, trabalhista e dos Recursos Humanos da sua empresa, você pode contar com uma consultoria líder de mercado como a SSCA para te ajudar!

Mantenha o foco no seu core business e alavanque o seu negócio, maximizando os resultados financeiros com o auxílio de uma equipe altamente especializada.

Gostou de saber mais sobre Employee Advocacy? Se você ficou com alguma dúvida e tem interesse em saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!

Compartilhe em suas redes sociais:

Gostou do nosso Conteúdo?

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

Gostou do nosso Conteúdo?

Cadastre-se para receber nossa Newsletter