Já pensou em transformar seus colaboradores nos maiores defensores da marca da sua empresa? É pensando nisso que surgiu o conceito de Employee Advocacy!
Essa estratégia tem se mostrado eficiente para aumentar o reconhecimento da marca e incentivar os colaboradores a desenvolver habilidades ligadas à liderança e inovação.
Isso porque, em muitos casos, os colaboradores são considerados como os melhores defensores da marca, o que faz deles verdadeiros influenciadores.
Assim, a adoção do Employee Advocacy na organização pode ajudar muito na obtenção de melhores resultados de negócios. Saiba mais sobre o tema continuando a leitura deste artigo!
O que é Employee Advocacy?
O Employee Advocacy é uma estratégia de Marketing corporativo que envolve os colaboradores e conta com sua admiração pela marca para atrair mais pessoas.
Os compartilhamentos feitos pelos colaboradores por meio dos canais digitais da empresa, ou mesmo pelas redes sociais e outros canais digitais pessoais geram mais engajamento.
Em outras palavras, os colaboradores passam a atuar como embaixadores da marca ou influenciadores, ajudando a na promoção dos produtos, serviços e da cultura organizacional.
Basicamente, os colaboradores passam a compartilhar conteúdo relacionado à empresa, como notícias e atualizações de produtos, contribuindo para o reconhecimento de marca.
Quais os benefícios do Employee Advocacy?
São diversos os benefícios que a empresa pode usufruir ao adotar a estratégia do Employee Advocacy, confira alguns deles:
- Aumentar o reconhecimento da marca;
- Aumentar o engajamento nas redes sociais;
- Atrair leads qualificados;
- Ganhar autoridade e confiança;
- Atrair melhores talentos;
- Reduzir custos;
- Aumentar o faturamento;
- Ajudar o colaborador a investir na sua marca pessoal e no seu desenvolvimento profissional;
O Employee Advocacy tem se mostrado uma estratégia bem-sucedida em negócios como Starbucks, Google, Adobe dentre outros players do mercado, e funciona muito bem com colaboradores das gerações Z e Millennials.
Como implementar o Employee Advocacy na sua empresa?
Para implementar a estratégia de Employee Advocacy na sua empresa, será necessário seguir alguns passos:
- Escolha os colaboradores que serão os embaixadores da marca da sua empresa;
- Defina metas e indicadores mensuráveis a serem alcançados e qual será a missão desses colaboradores e ainda, qual o canal a ser utilizado, redes sociais, site, aplicativos de mensagens, de vídeos etc.;
- Planeje a estratégia de conteúdo, ou seja, defina que tipo de conteúdo e como será compartilhado;
- Invista em treinamento para capacitar os colaboradores a construir sua marca pessoal nas redes sociais, ensinando-os sobre como postar e se posicionar de maneira a gerar autoridade e credibilidade;
- Solicite feedbacks aos seus colaboradores para dar-lhes a oportunidade de expressar suas impressões sobre a estratégia ou parte dela;
Tenha em mente que se os colaboradores têm orgulho da empresa, eles podem ajudar a divulgar a sua marca por meio dos seus próprios posts, por isso, uma opção é incentivar esse tipo de ação espontânea.
Conclusão
Agora que você já sabe um pouco mais sobre Employee Advocacy, se você é empreendedor, saiba que se precisar de ajuda para gestão contábil, tributária, trabalhista e dos Recursos Humanos da sua empresa, você pode contar com uma consultoria líder de mercado como a SSCA para te ajudar!
Mantenha o foco no seu core business e alavanque o seu negócio, maximizando os resultados financeiros com o auxílio de uma equipe altamente especializada.
Gostou de saber mais sobre Employee Advocacy? Se você ficou com alguma dúvida e tem interesse em saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!