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Como fazer o Onboarding de clientes na empresa?

Como implementar o onboarding de clientes?

O conceito genérico de “Onboarding” surgiu do mundo corporativo e o termo que tem origem na língua inglesa significa “Integração”, também conhecido como socialização organizacional.

Esta prática tem como o objetivo receber o novo colaborador de maneira humanizada, bem com orientar sobre a cultura da organização.

No caso do Onboarding de clientes, o conceito é semelhante, mas aplicável ao consumidor, ou seja, ao cliente da empresa.

Neste post vamos abordar como fazer o Onboarding de clientes na empresa. Acompanhe!

O que é um Onboarding de cliente?

O papel do Onboarding de clientes é garantir que o cliente tenha uma excelente experiência ao consumir os produtos e serviços da empresa.

Para que esse papel seja cumprido, é importante definir uma estratégia visando assegurar que a “jornada do cliente” possibilite que ele conheça todas as soluções oferecidas pela sua organização.

Assim, quando um cliente inicia um relacionamento com a sua empresa, é preciso garantir que ele aproveite ao máximo o produto ou serviço adquirido.

Esse suporte deve ser oferecido ao cliente logo após a realização da venda, fortalecendo o engajamento do cliente com a marca e facilitando um processo de fidelização futura.

Desta forma, a empresa demonstra preocupação com a experiência do cliente após a aquisição, fortalecendo sua reputação, o que certamente contribui para a aquisição de mais clientes.

Benefícios do Onboarding de Clientes

Um cliente realmente satisfeito é um multiplicador de referências positivas da marca, ou seja, uma vez fidelizado, certamente ele recomendará a marca para seus contatos presenciais ou pela Internet, usando as redes sociais, por exemplo.

Como implementar o onboarding de clientes?
Como implementar o onboarding de clientes?

Além de uma forma de reter clientes, essa prática também visa orientar o cliente sobre as funcionalidades e a correta aplicabilidade das soluções oferecidas, de maneira a explorar todo o potencial do produto ou serviço que ele adquiriu.

A estruturação de um processo de Onboarding de clientes com etapas bem definidas, certamente trará bons resultados para a sua empresa e uma forma eficaz de verificar esse sucesso é receber feedbacks positivos do cliente espontaneamente.

Ouça a voz do cliente e tenha a certeza de que ele está realmente satisfeito, essa prática gera credibilidade perante o consumidor da sua marca, pois demonstra preocupação com a opinião dele.

Conclusão

O Onboarding de clientes é uma excelente forma de garantir a satisfação do seu cliente, mas deve ser bem estruturado em etapas de forma a garantir a sua eficiência e fortalecer o relacionamento com o consumidor.

A gestão empresarial está se tornando cada vez mais complexa e com múltiplas facetas, e o empreendedor não pode deixar de estar atento a nenhuma delas.

Mas uma coisa é certa, os modelos de gestão tendem a se voltar cada vez mais para o colaborador, na busca por processos mais humanizados. Isso significa que a empresa que mantém o foco nas pessoas tende a ser mais próspera.

Se você é empreendedor e precisa de ajuda para gestão contábil, fiscal ou de folha de pagamento da sua empresa, conte com uma Consultoria líder de mercado como a SSCA para te ajudar!

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Gostou de saber mais sobre Onboarding de clientes? Se você ficou com alguma dúvida e tem interesse em saber mais sobre o assunto, entre em contato! Será um prazer atendê-lo!

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