A responsabilidade social corporativa (RSC) é a prática pela qual empresas assumem a responsabilidade pelos impactos de suas atividades na sociedade e no meio ambiente. Segundo este conceito, as empresas entendem que precisam ir além do cumprimento de leis e regras, mas assumir um compromisso com práticas que promovem o bem-estar social, a transparência e a sustentabilidade ambiental.
Adotar esse conceito na prática é uma tendência que vem se consolidando. Segundo informações divulgadas no portal do Observatório do Terceiro Setor, baseadas num estudo sobre “Responsabilidade Social Corporativa na América Latina em 2024”, realizado pela agência Sherlock Communication, 77% dos brasileiros participantes consomem produtos ou serviços somente de empresas socialmente responsáveis.
Logo, as empresas passam a ter como objetivo integrar essas preocupações em suas operações diárias, considerando o impacto de suas decisões não apenas nos lucros, mas também nos funcionários, clientes, comunidades locais e no planeta em sentido amplo. Compreenda melhor o conceito e a importância da responsabilidade social corporativa (RSC). Leia mais a seguir!
Qual o conceito de responsabilidade social corporativa (RSC)?
A responsabilidade social corporativa (RSC) é um conceito que envolve o compromisso de considerar em seu planejamento operacional, o impacto de suas ações na sociedade e no meio ambiente. Em outras palavras, ao invés de focar exclusivamente na maximização de lucros, as empresas se responsabilizam pelos efeitos de suas atividades sobre seus diversos stakeholders, incluindo funcionários, clientes, fornecedores, comunidades e o meio ambiente.
Qual o objetivo principal da responsabilidade social corporativa?
O objetivo principal da responsabilidade social corporativa (RSC) é alinhar as operações e estratégias empresariais com valores éticos, sociais e ambientais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. A RSC visa criar um equilíbrio entre o crescimento econômico da empresa e o impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
Assim, as empresas alinhadas com a RSC procuram gerar valor para seus stakeholders — que incluem funcionários, clientes, fornecedores, comunidades locais e o meio ambiente —, promovendo práticas que atendam aos interesses financeiros e contribuam para o bem-estar coletivo. Por exemplo, a redução de desigualdades, a preservação dos recursos naturais e a promoção de condições de trabalho dignas. Em outras palavras, o objetivo da RSC é integrar a responsabilidade social e ambiental nas decisões empresariais, para promover um impacto positivo a longo prazo para a sociedade como um todo.
Qual a importância da responsabilidade social corporativa?
A responsabilidade social corporativa (RSC) é fundamental porque conecta os objetivos empresariais com as expectativas sociais e ambientais por meio de práticas que visam construir relações mais sólidas com clientes, funcionários e investidores, e que valorizam o compromisso com o bem-estar coletivo. Além disso, a RSC promove a sustentabilidade a longo prazo, considerando sempre quais serão os impactos das atividades empresariais no meio ambiente e na sociedade.
Um exemplo recente de responsabilidade social corporativa no Brasil é a iniciativa da Natura em relação à sustentabilidade e proteção ambiental. Em 2023, a empresa lançou o programa “Natura Amazônia“, que visa a preservação da floresta amazônica e o apoio às comunidades locais.
A Natura se comprometeu a aumentar a transparência de suas operações e a colaborar com ONGs para proteger a biodiversidade da Amazônia. Além disso, parte dos lucros gerados com produtos específicos da linha Natura Amazônia é destinada a projetos de conservação e desenvolvimento sustentável na região. O programa promove ações como o desenvolvimento de cadeias de suprimento sustentáveis, o incentivo ao cultivo de ingredientes naturais e a colaboração com organizações locais para combater o desmatamento e promover práticas de manejo sustentável.
Quais são as 4 dimensões da responsabilidade social corporativa?
As quatro dimensões da responsabilidade social corporativa (RSC) são:
- Econômica: Refere-se à necessidade das empresas de operar de maneira financeiramente sustentável e responsável, buscando lucro enquanto asseguram a viabilidade econômica a longo prazo e praticam uma gestão financeira transparente;
- Social: Envolve considerar o impacto das operações da empresa sobre as pessoas e as comunidades por meio de práticas como adotar condições de trabalho justas, praticar a diversidade e inclusão, investir em projetos que beneficiem a sociedade, dentre outras;
- Ambiental: Trata do compromisso da empresa com a proteção e a preservação do meio ambiente. As práticas nessa dimensão consistem na gestão eficiente de recursos naturais, na redução da pegada de carbono e na minimização de resíduos;
- Ética: Diz respeito à adoção de práticas empresariais que sejam moralmente corretas e transparentes, como a integridade nos negócios, a honestidade nas comunicações e o cumprimento das normas e regulamentações aplicáveis.
Quais as vantagens competitivas da responsabilidade social corporativa?
A responsabilidade social corporativa (RSC) oferece várias vantagens competitivas para as empresas. Em primeiro lugar, ela fortalece a reputação da marca, ajudando a criar uma imagem positiva e confiável, o que pode atrair e reter clientes e talentos.
Além disso, a RSC melhora o engajamento dos stakeholders, mostrando preocupação com questões sociais e ambientais. A implementação de práticas sustentáveis também é relevante em termos de eficiência operacional e redução de custos a longo prazo, especialmente em áreas como gestão de resíduos e consumo de recursos. Além disso, a RSC pode abrir novas oportunidades de negócios e parcerias, já que muitas empresas preferem colaborar com outras que compartilham valores semelhantes.
Por fim, a RSC ajuda a empresa a antecipar e mitigar riscos regulatórios e de reputação, alinhando expectativas e normas visando a adaptação constante às mudanças do mercado e da legislação. Conclusão
A SSCA é uma consultoria contábil com 35 anos no mercado com credibilidade atestada por nossos clientes. Se você deseja falar diretamente com um consultor contábil e usufruir de um atendimento personalizado, esse é um dos nossos diferenciais. Entre em contato conosco e fale diretamente com um contador para tirar todas as suas dúvidas. Não utilizamos Chatbots, nosso atendimento é presencial e totalmente personalizado considerando as dificuldades do seu negócio!