Blog da SSCA

Conheça as Novas Regras para Citação no Processo Judicial

Conheça as novas regras para citação no processo judicial - Blog da SSCA

A Lei nº 14.195/21, que ficou conhecida como Nova Lei do Ambiente de Negócios, prevê novas regras visando a facilitação da abertura de empresas.

Tendo em vista que a judicialização é um gargalo enfrentado por muitos empreendimentos, a referida lei alterou o Código de Processo Civil para facilitar a citação no processo judicial, dentre diversas outras inovações.

O motivo principal dessa alteração é tornar os processos judiciais cíveis mais rápidos, e, com isso, reduzir os custos envolvidos em ações judiciais.

Citação Judicial por Meio Eletrônico

Neste contexto, a nova lei determina que a citação será feita preferencialmente por meio eletrônico.

Isso significa que a citação no processo judicial será feita através do endereço eletrônico indicado pela parte constante do banco de dados do Poder Judiciário, conforme regulamentação futura a ser criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Assim, o Código de Processo Civil, passa a prever que é dever das partes e seus procuradores informar e manter atualizados seus dados cadastrais perante os órgãos do Poder Judiciário para recebimento de citações e intimações.

O CPC estabelece ainda que as empresas públicas e privadas são obrigadas a manter cadastro nos sistemas de processos judiciais eletrônicos.

A citação por e-mail será acompanhada da orientação para realização da confirmação de recebimento e de um código identificador que permitirá a sua autenticação no site do órgão judicial que está realizando a citação.

Validade da Citação Judicial por Meio Eletrônico

Vale frisar, portanto que para a citação por meio eletrônico ser considerada válida, ela deve ser confirmada pela parte em até dois dias úteis contados a partir da data da decisão que a determinou.

O prazo para apresentar a contestação da ação judicial, por sua vez, quando a citação for feita por meio eletrônico, começará no quinto dia útil seguinte à confirmação do recebimento.

Caso a citação eletrônica não seja confirmada no prazo de até três dias úteis, a parte será citada por correio, oficial de justiça, pelo escrivão da secretaria ou por edital.

Conheça as Novas Regras para Citação no Processo Judicial

Nesse caso, o réu deverá apresentar justa causa para a ausência de confirmação da citação eletrônica na primeira oportunidade de se manifestar nos autos, sob pena de prática de ato atentatório à dignidade da justiça, que é passível de aplicação de multa de até 5% do valor da causa.

Haverá também a possibilidade de citação de entes públicos da administração pública direta e indireta, também por meio eletrônico.

Por fim, vale ressaltar que essa alteração dependerá da criação e manutenção de cadastro perante o CNJ.

Conclusão

A simplificação da legalização empresarial é de grande importância para o empresariado brasileiro e isso passa pela simplificação do processo judicial.

Tornar os processos judiciais mais céleres, favorece a competitividade e a segurança jurídica, além de alinhar os trâmites judiciais à transformação digital que ocorre em escala global.

Gostou de saber mais sobre as novas regras para citação no processo judicial?

Compartilhe em suas redes sociais: