Blog da SSCA

Nova plataforma Comprei simplifica negociação de bens de devedores da União

Nova plataforma Comprei

A Plataforma Comprei veio para simplificar a negociação de bens de devedores da União e é gerida pela PGFN.

Essa nova ferramenta coloca à venda imóveis penhorados em execuções fiscais ou oferecidos em acordos administrativos.

Neste post, abordaremos como funciona essa nova plataforma e quais os benefícios que ela proporciona para os contribuintes! Confira!

Plataforma Comprei simplifica negociação de bens de devedores da União

O Governo Federal lançou a plataforma Comprei, por meio da qual bens de devedores da União, penhorados em execuções fiscais ou oferecidos em acordos administrativos, são colocados à venda.

A responsável pela gestão da plataforma é a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), criada com o objetivo de aumentar a efetividade da cobrança fiscal através de um processo mais simples e rápido.

Além disso, a plataforma tem a missão de contribuir para o combate à sonegação, e para a implementação de um sistema de tributação mais justo e equitativo, além de promover o aumento da arrecadação.

Segundo a PGFN, o Comprei, regulamentado pela Portaria PGFN nº 3.050/2022, poderá ser utilizado por enquanto apenas para casos que envolvam bens imóveis.

Atualmente, cerca de 8.430 bens imóveis constam do acervo, dos quais 223 com valor acima de R$ 30 milhões.

Nova plataforma Comprei simplifica negociação de bens de devedores da União

A previsão é de que a plataforma também disponibilize no futuro outros tipos de negócios, envolvendo também bens móveis como veículos, aeronaves, obras de arte etc.

A missão do Comprei é propor negócios para equalização da dívida junto ao devedor, antes que os bens sejam leiloados, respeitando, portanto, o seu direito de propriedade.

Caso não haja acordo, os bens serão oferecidos na plataforma em anúncios realizados por corretores ou leiloeiros credenciados.

Além disso, os vendedores podem expandir o alcance da oferta para outros meios de comunicação, como sites especializados ou mídias sociais, gerando ampla publicidade e transparência.

Um ponto importante, é que qualquer cidadão poderá oferecer uma proposta de compra de bens, inclusive com parcelamento.

A expectativa da PGFN é que, além de contribuir para o aumento da arrecadação, a plataforma também facilite a digitalização do serviço público e a interação com o Poder Judiciário, proporcionando uma redução do trabalho operacional das unidades descentralizadas.

Isso porque hoje, essas unidades despendem muito tempo e recursos em tarefas operacionais, tais como o credenciamento de vendedores, atuação processual em leilões, e direcionamento do pagamento para a União.

Por fim, os dados obtidos pela plataforma Comprei auxiliarão as divisões de cobrança e investigação da PGFN a realizarem seus trabalhos de maneira mais direcionada e estratégica.

Para acessar a plataforma basta fazer cadastro no GOV.BR, o portal de autenticação do governo federal.

Conclusão

Precisa de ajuda para reequilibrar o setor tributário e fiscal da sua empresa? Nós da SSCA utilizamos as tecnologias mais avançadas de automação e possuímos uma estrutura de consultoria robusta com profissionais altamente capacitados.

Todos estes profissionais estarão à serviço da sua empresa, e buscando soluções com agilidade e confiabilidade.

Nosso objetivo é proporcionar tranquilidade em todos os processos tornando-os mais eficazes.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!

Fonte: Portaria PGFN nº 3.050/2022.

Compartilhe em suas redes sociais: