A nota fiscal para e-commerce é essencial para o sucesso do negócio online. Isso porque a empresa precisa estar regularizada para funcionar.
Para emitir a nota fiscal eletrônica (NFe) para e-commerce, é preciso seguir alguns passos. Acompanhe a leitura e fique por dentro!
O que é nota fiscal para e-commerce?
A nota fiscal para e-commerce é o documento necessário para a comercialização dos produtos.
Para o e-commerce, foi criada a nota eletrônica, para substituir a nota em papel, mas com a mesma validade jurídica.
Assim, a NFe tem por finalidade registras as vendas da empresa para que os tributos possam ser recolhidos.
Quem pode emitir nota fiscal?
Qualquer empresa com o CNPJ ativo pode fazer a emissão de Nota Fiscal, mas é preciso possuir um certificado digital e se cadastrar na Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
Os e-commerces que não são MEI, precisam emitir a NFe para os clientes, tanto para pessoas físicas, quanto para jurídicas.
Como fazer a emissão da nota fiscal de serviço para e-commerce?
Para fazer a emissão de uma nota de venda, você deve informar os dados do emitente e do destinatário, descrever o produto e informar outros dados relevantes.
Quando a empresa adota um sistema de emissão de nota fiscal, todas essas informações já ficam à sua disposição.
A nota fiscal para e-commerce está relacionada com a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados, o chamado IPI, e do Imposto de Mercadorias e Serviços (ICMS), por isso, recomenda-se a sua emissão com a chave de acesso ao documento.
O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) também de ser enviado, para que o cliente possa consultar as informações pela Internet, e acompanhar a entrega da mercadoria.
No caso do e-commerce, a emissão de nota fiscal é uma exigência da Lei Federal n.° 8.846/1994, para comprovar que o produto foi adquirido por determinado valor.
A nota fiscal para e-commerce funciona também como uma garantia de segurança para o empreendedor, no sentido de servir de comprovação da transação comercial.
Por fim, vale frisar que para assinar a nota eletrônica, é preciso ter um certificado digital.
O certificado digital funciona como uma assinatura eletrônica, e tem como objetivo identificar a empresa.
Assim, somente os colaboradores cadastrados e que possuem a senha podem validar e NFe e efetivar a transação de emissão da nota fiscal para realizar a venda.
Os certificados digitais possuem modelos diferentes, e você pode escolher o que melhor atende às suas necessidades entre os mais utilizados estão o modelo A1 (arquivo digital) e o modelo A3 (cartão ou token).
Após a compra do certificado é preciso fazer a validação dele no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), e, a depender da quantidade de notas a serem emitidas é possível investir em um software de emissão de notas para automatizar o processo.
Conclusão
Agora que você já sabe um pouco mais sobre Nota Fiscal para e-commerce, se você é empreendedor, saiba que se precisar de ajuda para gestão contábil, tributária, trabalhista e dos Recursos Humanos da sua empresa, você pode contar com uma consultoria líder de mercado como a SSCA para te ajudar!
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Gostou de saber mais sobre e-commerce? Se você ficou com alguma dúvida e tem interesse em saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!