Blog da SSCA

Holding Familiar e os Benefícios do Planejamento Sucessório

Holding Familiar - Conheça os benefícios no Blog da SSCA

Você sabe para que serve uma Holding Familiar?

O cenário econômico brasileiro é marcado por instabilidades, demandando das empresas reavaliação constante do seu planejamento.

Tanto no cenário da pandemia, como agora, a capacidade de adaptação a imprevistos é essencial para a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Neste contexto, a Holding Familiar é uma ferramenta que pode ajudar muito no quesito sustentabilidade da empresa, pois consiste numa forma eficiente de planejamento patrimonial e sucessório.

Se você mora no exterior, mas não deseja declarar seu patrimônio no país em que reside atualmente, a Holding Familiar é uma excelente opção.

Além disso, se você possui Green Card (EUA), você pode declarar todos os seus bens como pessoa física.

A Holding Familiar confere muito mais segurança jurídica a sócios e herdeiros, e contribui para a preservação do patrimônio empresarial. Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

Como Funciona a Holding?

A Holding é uma empresa que pode ser:

  • Patrimonial: serve apenas para proteção dos bens;
  • Mista (familiar/operacional): serve para receber os bens pessoais e/ou familiares e, ainda, tem como objetivo a participação no capital de outras empresas e/ou participação em outros investimentos;
  • Operacional (investimentos): serve para participar e controlar a gestão de investimentos.

As Holdings podem ser constituídas em formato de S/A ou LTDA, sendo que a S/A pode ser de capital fechado ou aberto.

Qual a vantagem da Holding Familiar?

A Holding Familiar é muito menos custosa do que um processo judicial de inventário.

O inventário é lento e envolve altos custos para a família, sem contar que todos ficam sujeitos a decisão judicial que pode não ser favorável.

Você sabia que durante toda o trâmite do processo de inventário, é preciso destinar recursos e valores para a manutenção dos bens envolvidos na ação?

Desta forma, Holding Familiar pode ajudar a sua empresa a vencer momentos delicados como o falecimento de uma pessoa chave na organização.

Essa opção consiste na criação de uma pessoa jurídica cujos sócios são familiares e a sua função é a de administrar o patrimônio da empresa.

A Holding Familiar é muito mais célere, uma vez que todo o processo é extrajudicial e muito mais simples.

A transferência dos bens é acordada em vida, sempre com a total obediência à legislação vigente que regula a herança legítima, que corresponde a 50% do patrimônio do falecido.

Assim, os outros 50%, são a parte disponível que poderá ser objeto de testamento, e distribuir esses bens conforme a vontade do testador.

O testamento pode ser público, lavrado em cartório ou privado, e os bens móveis e imóveis passam a ser de propriedade da Holding Familiar.

Os sócios, por sua vez, passam a ser acionistas ou quotistas e recebem uma distribuição de lucros.

Conheça os benefícios da Holding Familiar e do Planejamento Sucessório

Há outra vantagem adicional, a Holding dificulta o confisco do patrimônio, permitindo a discussão judicial e defesa das partes interessadas.

Já em relação a declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica, tendo em vista que os bens não permanecem em nome da pessoa física, com a Holding é muito mais fácil declarar.

Por fim, há vantagens tributárias quanto a dedução de impostos de aluguéis, redução de incidência de Imposto de Renda na venda de bens imóveis, e também quanto ao ITCMD que é bastante oneroso para pessoas físicas.

Conclusão

A grande vantagem da Holding Familiar é prevenir a dilapidação do patrimônio e a preservação da atividade empresarial a longo prazo, assegurando que a empresa permaneça em pleno funcionamento quando do falecimento de pessoas chave da organização.

A Holding Familiar é uma excelente opção também para os herdeiros, evitando disputas entre eles, uma vez que a forma de transferência dos bens é pré-estabelecida.

É possível constituir uma Holding para cada família, o membro se torna sócio e recebe uma distribuição de lucros.

Para garantir a perenidade dos negócios, há a opção de contratação de diretores executivos com metas a serem cumpridas mensalmente.

Conte com uma Consultoria líder de mercado como a SSCA para realizar o planejamento sucessório da sua empresa.

Evite conflitos familiares contando com o auxílio de uma equipe altamente especializada em Holding Familiar.

Gostou de saber mais sobre Holding Familiar e Planejamento Sucessório?

Compartilhe em suas redes sociais: