Atualmente, cada vez mais as empresas precisam manter o foco na gestão do negócio e gerar diferencial competitivo, isso sem dúvida contribui para o sucesso do empreendimento.Para atingir esse objetivo é preciso adequar o modelo de negócio as novas tecnologias e estar atento tanto aos seus concorrentes quanto ao mercado.
Neste cenário, a chamada contabilidade consultiva é capaz de agregar valor à empresa, pois conta com dois pilares essenciais: o atendimento personalizado e o avanço tecnológico.
O objetivo desse artigo é abordar uma das ferramentas mais eficazes para a gestão contábil, o BPO financeiro! Siga com a leitura e saiba mais sobre como ele pode otimizar a gestão da sua empresa!
O que é BPO financeiro?
O BPO financeiro consiste na terceirização do setor financeiro da empresa, ou seja, quem será responsável pelo gerenciamento das finanças da organização é a empresa contratada, com o objetivo principal de otimizar todos os processos da empresa.
Em outras palavras, o BPO financeiro consiste na terceirização de processos financeiros e administrativos para empresas que buscam inovação e tecnologia. A sigla em inglês Business Proccess Outsourcing, e significa a gestão terceirizada dos processos empresariais de gestão financeira.
A delegação de atividades que não compõe o core business da empresa já é adotada há décadas e vem se aprimorando. Para se ter uma ideia, os Estados Unidos foram pioneiros no assunto terceirização que se intensificou na década de 80 com a chegada do fenômeno da globalização.
No Brasil, em 2017 com a regulamentação da terceirização pela Lei n.º 13.429/2017, terceirizar passou a ser uma solução viável e segura.

Esta regulamentação permitiu a terceirização da atividade-fim das empresas, possibilitando que as empresas de menor porte terceirizassem serviços aumentando a capacidade de gerar receita e lucros.
Neste sentido, indiretamente a regulamentação da terceirização por meio de lei específica, ampliou o campo de aplicação do BPO Financeiro no Brasil, pois a sua utilização tornou-se muito mais vantajosa e necessária.
O BPO é, portanto, uma estratégia de gerenciamento com foco em otimizar recursos e potencializar resultados.
O que é uma empresa de BPO?
Uma empresa de BPO (Business Process Outsourcing) é uma organização especializada em prestar serviços terceirizados para outras empresas. Esses serviços envolvem a gestão dos processos financeiros da contratada.
Assim, as empresas de BPO são contratadas por outras empresas para gerenciar e executar determinadas funções ou processos dos negócios delas. A terceirização dessas atividades permite que as empresas se concentrem em suas competências principais, reduzindo custos operacionais, melhorando a eficiência e, em muitos casos, acessando especialistas e tecnologias avançadas que podem não estar disponíveis internamente.
Conheça agora as principais características de uma empresa de BPO:
- Especialização: Empresas de BPO são especializadas em fornecer serviços específicos, como contabilidade, processamento de folha de pagamento, etc.;
- Tecnologia avançada: Elas frequentemente utilizam tecnologia avançada e sistemas automatizados para melhorar a eficiência dos processos;
- Escalabilidade: Podem se adaptar facilmente às necessidades de escalabilidade do cliente, seja aumentando ou diminuindo a quantidade de serviços prestados;
- Redução de custos: Uma das principais razões pelas quais as empresas optam pelo BPO é a redução de custos operacionais, já que podem terceirizar atividades não essenciais e focar em suas operações principais;
- Melhoria na qualidade: Empresas de BPO geralmente têm experiência e conhecimento especializado em suas áreas de atuação, o que pode levar a uma melhoria na qualidade dos serviços prestados;
Quais as vantagens do BPO Financeiro?
É preciso ter em mente que ganha espaço no mercado a empresa que é mais competitiva.
Adotar estratégias inteligentes como o BPO Financeiro, faz com que a empresa ganhe em competitividade pois dispenderá menos tempo com tarefas operacionais e reduzirá o seu custo de conformidade.
Aliás, vale lembrar o conceito de custo de conformidade, que nada mais é que o tempo gasto para pagar impostos, ou seja, é preciso considerar o ônus que o custo de conformidade gera, além dos gastos com mão-de-obra, afetam também a competitividade.
O ônus é causado principalmente pelas obrigações tributárias acessórias, ou seja, além do pagamento do tributo decorrente da obrigação principal há também recursos desembolsados para o cumprimento da obrigação acessória.
Segundo dados de um estudo realizado pelo Banco Mundial em 2017, o Brasil é o país onde mais se gasta tempo calculando e pagando impostos. Este estudo aponta que a cada 200 funcionários, 1 trabalha na área contábil no Brasil.
Nos Estados Unidos, a proporção é 1 para mil e, na Europa, 1 para 500. Outro dado alarmante aponta que empresas gastam em média 1.958 horas por ano para cumprir todas as regras do Fisco.
Na Bolívia, que ocupa o penúltimo lugar, são 1.025 horas por ano. Na Argentina, por exemplo, o tempo médio é de 311,5 horas/ano. No México o número cai para 240,5 horas/ano.
A média nos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é de 160,7 horas anuais, ou seja, 8% do tempo gasto no Brasil.
É justamente neste ponto que o BPO Financeiro apresenta uma solução para minimizar o impacto negativo da complexidade tributária brasileira.
Além disso, uma gestão operacional moderna e alinhada com o futuro, permite a tomada de decisões mais rápidas, maximizando lucros.
Outra vantagem é que a terceirização das atividades pode atender as peculiaridades da empresa, ou seja, pode ser total ou parcial, envolvendo apenas alguns setores.
O BPO Financeiro permite o melhor cumprimento da legislação vigente, que está em constante alteração, reduzindo os riscos de autuação e multas.
Por que contratar um BPO financeiro?
As principais razões para contratar um BPO e terceirizar suas operações financeiras são:
- Foco nas Atividades Principais;
- Redução de Custos;
- Acesso a Especialistas;
- Melhoria na Eficiência Operacional;
- Flexibilidade e Escalabilidade;
- Minimização de Riscos e Conformidade;
- Aproveitamento de Tecnologia;
- Liberação de Recursos Internos;
- Melhoria na Qualidade e Tempo de Resposta;
- Adaptação a Mudanças de Mercado;
Como implementar o BPO Financeiro?
A implementação bem-sucedida do BPO financeiro envolve a análise das operações financeiras internas para identificar os processos que podem ser terceirizados de maneira eficiente. Avalie também as metas e necessidades específicas da empresa.
Confira um passo a passo para fazer a implementação do BPO financeiro na sua empresa:
- Terceirize a gestão do departamento financeiro;
- Delimite o escopo do projeto;
- Otimize processos;
- Adote ferramentas tecnológicas;
- Monitore as demandas dos clientes;
- Mantenha o acesso a informações precisas e em tempo real;
- Invista no relacionamento e na comunicação com o cliente
Por fim, tenha em mente que contar com uma empresa com credibilidade de mais de 35 anos no mercado como a SSCA faz toda a diferença na implementação do BPO financeiro.
Conclusão
Não permita que sua empresa fique refém de processos obsoletos e gargalos operacionais, automatize procedimentos e use o seu tempo para contribuir com a inovação e o crescimento do negócio.
O BPO é uma excelente oportunidade de modernizar os processos da sua empresa e obter uma nova perspectiva contando com profissionais altamente capacitados. Na SSCA fazemos questão de atender pessoalmente e presencialmente nossos clientes!
Se você deseja falar diretamente com um consultor contábil e usufruir de um atendimento realmente personalizado, saiba que esse é o nosso diferencial. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco! Será um prazer atende-lo!