Blog da SSCA

Dívidas Tributárias: Como liquidar?

Dívidas Tributárias: Como liquidar? Essa é uma das principais dúvidas que afligem os empreendedores brasileiros diante da pesada carga tributária imposta às empresas em nosso país.

Com o passar dos anos no Brasil, é comum que as empresas acumulem dívidas tributárias com o fisco.

Essas dívidas podem ser resultado de impostos não pagos, juros e multas por atraso no pagamento bem como pelo descumprimento de obrigações acessórias.

Para evitar problemas com a Receita Federal e aumentar a saúde financeira da empresa, é importante liquidar essas dívidas o quanto antes.

A seguir, listamos 8 dicas para liquidar dívidas tributárias de forma eficiente:

Conheça a situação atual da sua empresa

Antes de iniciar o processo de pagamento, é importante conhecer a situação atual da empresa em relação às dívidas tributárias. Isso inclui verificar o valor total da dívida, os impostos devidos e a data de vencimento.

Regularize a situação cadastral da empresa

Outro ponto importante é regularizar a situação cadastral da empresa junto à Receita Federal. Isso inclui, por exemplo, estar em dia com o pagamento de impostos e taxas, ter um CNPJ ativo e regularizado, e estar em dia com a apresentação de declarações e documentos exigidos pelo governo.

Negocie com a Receita Federal

A Receita Federal oferece programas de parcelamento de dívidas tributárias, como o Refis, por exemplo. Esse tipo de programa permite que as empresas parcelem as dívidas em prestações mensais, com juros reduzidos e possibilidade de abatimento de multas.

Dívidas Tributárias: Como liquidar?

Pague as dívidas mais antigas primeiro

Para evitar novos juros e multas, é recomendável priorizar o pagamento das dívidas mais antigas. Além disso, ao regularizar as dívidas mais antigas, a empresa pode ter uma imagem mais positiva perante a Receita Federal e facilitar negociações futuras.

Mantenha suas contas em dia

Para evitar novos débitos tributários, é importante estar em dia com o pagamento de impostos e taxas, bem como apresentar declarações e documentos exigidos pela Receita Federal.

Compreenda as causas do endividamento para não cometer os mesmos erros

Para evitar o endividamento, é preciso compreender suas causas. Além de quitar as dívidas tributárias, é necessário analisar o histórico de débitos para identificar suas origens. Isso ajudará a prevenir novos débitos e a aregularizar as dívidas antigas.

Confira agora as causas mais comuns do endividamento:

  • Desrespeito aos princípios contábeis da empresa;
  • Má gestão fiscal e tributária;
  • Planejamento financeiro inadequado ou inexistente;
  • Capital de giro sem controle;
  • Cenário econômico adverso;
  • Inadimplência descontrolada dos clientes e gestão de cobrança ineficaz;
  • Falta de integração dos dados financeiros da empresa;
  • Falta de uma assessoria contábil competente;

Invista em tecnologia e assessoria contábil

Investir em tecnologia e assessoria contábil é uma forma de garantir que a empresa esteja sempre em conformidade com as exigências fiscais e evite novos débitos tributários.

Conclusão

Para o sucesso do seu negócio, é fundamental contar com apoio especializado, além de contar com as mais novas tecnologias.

Quanto mais você conseguir se concentrar nas atividades-fim do seu empreendimento, maiores serão as chances de sucesso.

Terceirizar as atividades-meio, como gestão contábil, tributária, trabalhista e de Recursos Humanos, é uma excelente maneira de manter o foco no seu core business.

A SSCA, é uma Consultoria e Assessoria especializada, reconhecida no mercado há mais de 35 anos.

Estamos disponíveis para ajudar você a maximizar os resultados financeiros do seu negócio com o auxílio da nossa equipe altamente especializada, capaz de oferecer as melhores soluções para o que você precisa.

Se você tem interesse em saber mais sobre questões de gestão contábil, fiscal e tributária, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Compartilhe em suas redes sociais: