Blog da SSCA

Conheça a nova Lei do Ambiente de Negócios

Lei do Ambiente de Negócios - Blog da SSCA

O Banco Mundial avalia por meio de um ranking mundial chamado de Doing Business, o quanto o ambiente de negócios de um país é favorável.

Este ranking considera se as normas locais que regulam o ambiente de negócios da economia de um país são propícias à abertura e às atividades de uma empresa.

Neste cenário, a Lei n.º 14.195/21, visa desburocratizar e facilitar a abertura de empresas e do comércio exterior, resguardar os direitos dos acionistas minoritários, dentre outras medida importantes para melhorar o ambiente de negócios no Brasil e atrair investimentos.

O que muda com a nova Lei do Ambiente de Negócios?

Uma das principais mudanças introduzidas pela nova Lei, é uma profunda alteração no Código de Processo Civil para racionalizar o processo judicial e torná-lo menos oneroso para as empresas.

As regras processuais foram sensivelmente modificadas para tornar o processo judicial mais célere e simplificar alguns procedimentos.

Confira algumas das principais alterações trazidas pela nova Lei do Ambiente de Negócios:

  • Otimizar a citação priorizando os meios eletrônicos e reduzindo o prazo interno do Poder Judiciário para 2 (dois) dias úteis;
  • O endereço eletrônico da citação deve ser o indicado pelo citando no banco de dados do Poder Judiciário;
  • Alteração do prazo de contestação;
  • Criação de prazo de 3 (três) dias para confirmação pelo réu do recebimento da citação eletrônica;
  • Não presunção de citação válida pela ausência de confirmação do seu recebimento;
  • Dever de apresentar justa causa em caso de ausência de confirmação do recebimento da citação eletrônica sob pena de multa de 5% do valor da causa;
  • Obrigatoriedade das partes, dos procuradores e todos aqueles que participam do processo, de manter atualizados seus dados cadastrais perante o órgão do Poder Judiciário,
  • Alteração dos prazos de prescrição intercorrente no curso da fase de execução;
  • Alteração dos prazos de suspensão da prescrição.

As alterações são significativas, e muito embora a comunidade jurídica tenha questionado sua efetividade, elas representam um grande avanço no sentido de tornar o processo judicial mais simples e rápido.

No entanto, é importante ressaltar que atualmente as mudanças que envolvem a citação dependem de regulamentação do Conselho Nacional de Justiça, para tornar possível o cadastro em nível nacional, o que ainda não ocorreu.

Conclusão

A nova Lei do Ambiente de Negócios representa um grande avanço normativo, modernizando o processo civil e as normas que regem os prazos processuais e instituindo multas para a parte que dificulta a citação.

A grande vantagem é a viabilização da citação eletrônica do réu, pois sem ela, o processo não se inicia, prolongando a duração do processo, sem que o réu sofresse nenhuma sanção.

A norma já está em vigor desde a sua publicação em agosto de 2021, e deve ser observada independente de questionamentos e eventuais impactos que possa causar.

Gostou de saber mais sobre a nova Lei do Ambiente de Negócios?

Compartilhe em suas redes sociais: