Blog da SSCA

Como abrir uma empresa de consultoria?

Como abrir uma empresa de consultoria

O crescimento do empreendedorismo no Brasil é um fenômeno que vem se consolidando por diversos motivos, desde o desemprego gerado pela crise sanitária, até a abertura de uma empresa de consultoria por profissionais sêniores que desejam contribuir com suas habilidades e lucrar com isso.

Segundo estudo realizado pelo Sebrae, e divulgado pelo Portal Terra, em 2021, o Brasil alcançou a marca de 3,9 milhões de empreendimentos formais.

As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEIs) crescem a cada dia e o comparativo em relação ao ano anterior, apontou um crescimento de 19,8%.

Os dados revelam ainda que 52 milhões de brasileiros possuem negócio próprio e encontraram uma forma alternativa de renda ao oferecer novas soluções para o mercado.

Neste cenário, abrir uma empresa de consultoria é uma excelente oportunidade para profissionais experientes que desejam realizar o sonho de empreender e contribuir com a gestão de outras organizações.

O que é uma empresa de consultoria empresarial?

As empresas de consultoria contam com profissionais altamente especializados e capacitados em determinada área, os quais oferecem soluções para gargalos conhecidos nas organizações.

Em outras palavras, o know-how desses profissionais possibilita o oferecimento de soluções personalizadas de assessoria para organizações que precisam otimizar processos e maximizar lucros.

Alguns nichos do mercado costumam apresentar uma alta demanda por consultoria, como por exemplo a área de Recursos Humanos, Finanças, Jurídica, TI, Marketing etc.

Vantagens de abrir uma empresa de consultoria empresarial

A principal vantagem de empreender na área de consultoria é a tributária, pois os impostos incidentes sobre o lucro da empresa são menores em comparação com a prestação de serviços como consultor autônomo.

Além disso, a formalização da empresa permite a adoção de uma estratégia empresarial mais robusta na área de marketing, gerando maior credibilidade junto aos clientes e facilitando a consolidação de uma reputação positiva no mercado.

Como abrir uma empresa de consultoria

Confira abaixo um comparativo tributário dos impostos que devem ser pagos mensalmente entre o consultor autônomo, o qual presta serviços como pessoa física e o consultor pessoa jurídica:

Autônomo (PF):

  • IRPF: 27,5% sobre os rendimentos mensais;
  • INSS: 20% sobre o faturamento;
  • ISS: Variável entre 2% e 5% conforme o município.

Consultoria Empresarial (PJ):

  • Simples Nacional: 6% e 19,5%;
  • Lucro Presumido:13,33% e 16,33%;
  • INSS: 11% sobre o pró-labore do sócio;

A prestação de serviços como consultoria empresarial (PJ), é mais vantajosa para o consultor devido à redução da carga tributária sobre os serviços prestados.

Além disso, o consultor poderá oferecer seus serviços para empresas de grande e médio porte, as quais certamente exigirão emissão de nota fiscal de prestação de serviços.

Conclusão

Está pensando em abrir uma empresa de consultoria e precisa de ajuda? Nós da SSCA utilizamos as tecnologias mais avançadas de automação e possuímos uma estrutura robusta com profissionais altamente capacitados para te orientar!

Todos estes profissionais estarão à serviço da sua empresa, e buscando soluções com agilidade e confiabilidade e te ajudando a encontrar a melhor opção tributária para começar um negócio do zero.

Nosso objetivo é proporcionar tranquilidade em todos os processos tornando-os mais eficazes para permitir que o empreendedor mantenha o foco no seu novo negócio.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!

Compartilhe em suas redes sociais: