Blog da SSCA

Asset: O que é e como funciona a gestão de ativos?

Um dos principais gargalos da gestão empresarial é a gestão do próprio patrimônio da organização de maneira eficiente, e isso inclui investir o dinheiro da empresa de maneira adequada para obter ganhos junto ao mercado financeiro, é aí que entra a Asset!

Se você quer saber o que é Asset e como funciona a gestão de ativos, preparamos este conteúdo com todos os detalhes desta importante opção para a sua empresa tomar decisões patrimoniais.  Confira!

O que é Asset?

Uma Asset é uma empresa criada para ajudar outras empresas na gestão do seu patrimônio, este termo é de origem da língua inglesa, e significa “ativo”.

Os ativos são os bens e direitos que a empresa possui, e que podem gerar ganhos, ou seja, o dinheiro, os investimentos, o estoque, os equipamentos utilizados na produção e os imóveis, são assim considerados.

Desta forma, ativo é tudo aquilo que pode gerar rendimentos para a empresa, é o termo oposto ao chamado “passivo”, que, por sua vez, são as dívidas, ou seja, os valores a pagar.

Além dos bens que a empresa possui, os valores que ela tem a receber, ou seja, os seus créditos também são considerados como ativos, isso inclui valores a receber de clientes, por exemplo.

Como Funciona uma Asset Management?

Uma Asset Management funciona como uma espécie de terceirização da gestão dos ativos, e sua atuação se dá por meio do mercado financeiro.

Assim, essas empresas são criadas para realizar análises e tomar decisões acerca da melhor forma de alocar o patrimônio da empresa cliente.

A alocação dos recursos é realizada onde é possível obter bons rendimentos, e fatores como cenário econômico e contexto político, por exemplo, são avaliados pelos especialistas da Asset.

O objetivo desses especialistas é mapear fatores relevantes e traçar um panorama visando minimizar riscos e maximizar rendimentos considerando as possibilidades viáveis encontradas após a avaliação.

Assim, os especialistas da Asset são responsáveis por decidir como será feita a alocação dos recursos das empresas que os contratam.

Asset: O que é e como funciona a gestão de ativos?

O objetivo da Asset é oferecer esse serviço para otimizar o tempo dos investidores, ou mesmo auxiliar em análises mais aprofundadas que envolvem informações que demandam maior conhecimento técnico.

Por esse motivo, os especialistas devem ser profissionais que conheçam profundamente o mercado e saibam analisar adequadamente o cenário macroeconômico nacional e internacional.

Em outras palavras, a missão da Asset é manter uma carteira de ativos equilibrada, utilizando estratégias de alocação de recursos.

Essas estratégias consistem basicamente em destinar parte do portfólio para a renda fixa, outra parte para a renda variável e uma terceira parte para investimentos cuja função é proteger a própria carteira de investimentos.

Conclusão

Todo empreendedor precisa de investimento para fazer o seu negócio prosperar, por isso, é importante manter o seu o foco na atividade-fim e terceirizar as   atividades-meio.

Se você é empreendedor e precisa de ajuda para gestão contábil da sua empresa, conte com uma Consultoria líder de mercado como a SSCA para te ajudar!

Mantenha o foco no seu core business e alavanque o seu negócio, aprimorando os resultados financeiros com o auxílio de uma equipe altamente especializada.

Se você ficou com alguma dúvida e tem interesse em saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo!

Compartilhe em suas redes sociais:

Gostou do nosso Conteúdo?

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

Gostou do nosso Conteúdo?

Cadastre-se para receber nossa Newsletter