Blog da SSCA

A Governança Corporativa e a ISO 37000

A Governança Corporativa e a ISO 37000

A Norma ISO 37000 publicada recentemente reflete uma forte tendência do mundo corporativo em adotar boas práticas de governança corporativa.

Os principais pontos da norma versam sobre Governança de Riscos (ISO 31000), Ética, Controles Internos, Compliance e Auditoria Interna.

Desse modo, valores como ética, transparência, responsabilidade social e ambiental previstos em declarações importantes como a Business Roundtable e o Manifesto de Davos, tem refletido os propósitos em comum das empresas na quarta revolução industrial.

Neste artigo, abordaremos os aspectos mais relevantes sobre a ISO 37000 como referência de boas práticas de governança corporativa e sua importância, e também responderemos algumas dúvidas frequentes relacionada à ela. Siga com a leitura e saiba mais!

Qual a definição correta para governança corporativa?

A expressão governança corporativa faz menção a um conjunto de práticas, políticas e estruturas pelas quais uma empresa é dirigida e controlada. Essas práticas visam orientar as decisões estratégicas no sentido de serem o mais transparentes, éticas e responsáveis possível, visando a otimização do desempenho e a geração de valor para todos os stakeholders.

No âmbito da governança corporativa, é preciso estabelecer uma estrutura que defina claramente os papéis e responsabilidades dos diversos agentes envolvidos na gestão da empresa, incluindo acionistas, conselhos de administração, executivos e demais partes interessadas para mitigar conflitos de interesse para cobrar a a prestação de contas e transparência nas operações empresariais.

Assim, um dos princípios fundamentais da governança corporativa é resguardar que os interesses dos acionistas se alinhem aos objetivos de longo prazo da empresa. Isso envolve a criação de mecanismos eficazes para monitorar e avaliar o desempenho da administração, garantindo que esta atue no melhor interesse da empresa como um todo.

Além disso, a governança corporativa promove a ética nos negócios, incentivando a conformidade com normas legais e regulamentares, bem como a adoção de práticas sustentáveis. Os controles internos e sistemas de gestão de riscos são outros mecanismos altamente relevantes para a governança, pois eles contribuem para a preservação da reputação da empresa e para a construção de relacionamentos de confiança com clientes, fornecedores e investidores.

O que é a certificação ISO 37001?

A ISO 37001 é uma norma internacional que trata de sistemas de gestão antissuborno. Ela estabelece requisitos e fornece orientações para que uma organização desenvolva, implemente, mantenha e melhore um sistema de gestão para prevenir, detectar e tratar casos de suborno.

A norma ISO 37001 foi publicada pela Organização Internacional de Normalização (ISO) e é projetada para ser aplicável a organizações de todos os tamanhos e setores. Ela fornece uma estrutura para que as organizações estabeleçam políticas e procedimentos específicos para lidar com o risco de suborno. Essa norma foi criada pelo comitê técnico ISO / TC 309, Governance of Organizations, ligado a BSI – British Standards Institution, órgão nacional de normalização do Reino Unido.

Confira agora alguns dos elementos-chave abordados pela ISO 37001:

  • Comprometimento da liderança: A alta administração da organização deve demonstrar comprometimento com a prevenção do suborno;

  • Política antissuborno: A organização deve desenvolver e implementar uma política clara contra o suborno;

  • Avaliação de riscos: Identificação e avaliação de riscos de suborno associados às operações da organização;

  • Controles internos: Implementação de controles internos para prevenir e detectar suborno;

  • Treinamento e conscientização: Treinamento regular dos funcionários e partes interessadas relevantes sobre políticas e procedimentos antissuborno;

  • Due diligence: Implementação de procedimentos de due diligence para avaliar riscos de suborno em relação a parceiros de negócios e transações;

  • Comunicação: Estabelecimento de canais eficazes de comunicação interna e externa para relatar preocupações relacionadas ao suborno.

Por fim, vale ressaltar que a certificação ISO 37001 é voluntária e não é uma garantia absoluta de que a organização está completamente livre de suborno, mas é uma evidência de que a organização implementou e mantém um sistema de gestão antissuborno conforme os requisitos da norma. A certificação pode ser buscada por organizações que desejam demonstrar seu comprometimento com práticas éticas e integridade nos negócios.

A Governança Corporativa e a ISO 37000
A Governança Corporativa e a ISO 37000

Qual é a importância da ISO 37000?

A importância da norma decorre do fato de se tratar do primeiro referencial mundial para governança corporativa nas organizações, representando um novo paradigma e consolidando práticas importantes e eficazes para garantir a sustentabilidade dos negócios a longo prazo.

A ISO 37000 é a primeira norma global sobre governança corporativa, aplicável a todas as organizações, independentemente de qualquer fator como porte, localização, finalidade ou estrutura.

Além disso, a norma esclarece conceitos de boa governança, defendendo a implementação de um sistema centrado nas pessoas por meio do qual uma organização é dirigida, supervisionada e responsabilizada.

Esse sistema visa adotar um parâmetro básico de governança, segundo o qual, para que uma empresa alcance o seu propósito deve agir de maneira ética, transparente em suas decisões e responsável social e ambientalmente como premissa.

A norma estabelece as funções a serem desempenhadas pelos órgãos diretivos e a administração, unificando a linguagem e as práticas aplicáveis a todos os tipos de empresas e instituições em nível global.

Conheça agora os principais pilares da ISO 37000:

  • Propósito e valores;
  • Engajamento de stakeholders;
  • Liderança e responsabilização;
  • Governança de riscos, supervisão e garantias.

A partir de agora, as organizações serão avaliadas em sua gestão de acordo com a implementação e manutenção desses pilares, incentivando a criação de um sistema integrado de gestão de riscos.

Vale frisar ainda, que segundo a norma, o corpo diretivo é responsável pelas ações e omissões da organização e, por este motivo, os órgãos diretivos devem definir funções e responsabilidades e contar com um sistema eficaz de prestação de contas e emissão de relatórios periódicos.

A ISO 37000 estabelece ainda que os líderes devem definir o tom da cultura da organização (Tone of The Top) de maneira clara e ética, considerando a privacidade dos dados em todos os seus princípios norteadores.

Conclusão

A ISO 37000 é representa um importante avanço em nível mundial em prol da sustentabilidade, competitividade, transparência e perenidade dos negócios ao redor do mundo.

As práticas abordadas na norma devem ser implementadas por todas as empresas neste novo cenário para que o negócio prospere a longo prazo.

Gostou de saber mais sobre a Governança Corporativa e a ISO 37000? Se você quer falar com um profissional sobre este ou outros assuntos relacionados à sua empresa, converse com a equipe da SSCA!

Nós da SSCA oferecemos atendimento presencial e personalizado! Se você precisa conversar diretamente com um contador para encontrar soluções para o seu negócio, entre em contato conosco!

Compartilhe em suas redes sociais: